15 de Março de 2011 - 11h:21

Tamanho do texto A - A+

Cresce volume de falências no País, em fevereiro

Por: Diário do Grande ABC

De acordo com dados gerados pela Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, no mês de fevereiro foram registrados 11 pedidos e 21 deferimentos de pedidos de recuperação judicial no Brasil. Em comparação ao mês de janeiro, os dados indicam uma redução de 15% no volume de pedidos e a manutenção da quantidade de deferimentos. Já em relação ao mês de fevereiro de 2010, houve uma queda de 8% no volume de pedidos e um aumento de 40% no volume de deferimentos.

A ligeira queda no volume de pedidos e a manutenção do volume de deferimentos de Recuperação Judicial apontam para uma estabilidade nestes indicadores nos dois primeiros meses do ano. Segundo Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, "os aumentos das taxas de juros e as medidas de restrição ao crédito ainda não foram suficientes para afetar a saúde financeira das empresas. Isto dificilmente ocorrerá, uma vez que a economia deverá continuar em crescimento ao longo de 2011", conclui. Nos gráficos seguintes, é possível verificar que suas linhas de tendência continuam mantendo uma trajetória decrescente.

Quanto aos indicadores de falência, o levantamento da Equifax mostra que, no mês de fevereiro foram requeridos 113 pedidos e decretadas 64 falências. Comparado a janeiro, o número de requerimentos cresceu 10% e o número de falências decretadas cresceu 64%. Em relação a fevereiro de 2010 houve uma queda de 3% nos requerimentos e um aumento de 10% nas decretações.

O crescimento dos indicadores de falência em fevereiro, frente ao mês anterior, não configura uma tendência, uma vez que o acumulado nos dois primeiros meses do ano ainda é inferior ao acumulado em novembro e dezembro de 2010, e em janeiro e fevereiro de 2010. Nos indicadores de falência as oscilações mensais são comuns, pois esses resultados dependem do ritmo processual do judiciário.

VOLTAR IMPRIMIR