10 de Setembro de 2010 - 09h:48

Tamanho do texto A - A+

Fusões e aquisições na área de TI

Por: Angelita Gonçalves - NOTÍCIAS Info & Ti

No primeiro semestre de 2010, houve mais de 30 operações de fusão e aquisição de empresas de tecnologia da informação no Brasil. O setor foi considerado o mais movimentado em número de negócios: foram US$ 150 milhões, representando 10% das operações totais no período. Seguindo essa tendência, a perspectiva é de que o segundo semestre seja ainda mais movimentado que o primeiro.

O setor de TI tem algumas características: é pulverizado e tem muitas empresas com gestão familiar, sem um grau mais alto de governança. Diante desse cenário, é imprescindível o suporte à gestão das empresas que serão vendidas para tornar o negócio interessante. 

Ou seja, o proprietário contrata uma consultoria para reestruturar a empresa e agregar valor na fase de negociação. Este processo prepara a empresa para ser vendida da forma mais transparente, e quando o possível comprador analisar os resultados, faturamento e estrutura da organização possa se interessar pelo negócio, e assim a empresa será valorizada.

As empresas de TI que buscam esse tipo de gestão antes de colocar a empresa à venda buscam potencializar o negocio que ofertarão. Durante o processo de gestão, na grande maioria das vezes, é implantada uma ferramenta de gestão, como o ERP, para dar visibilidade aos números como, por exemplo, de faturamento e capacidade de produção; além da organização contábil e dos demais processos internos.

Diante dessa demanda do mercado de TI, a PLK Consulting, empresa do Grupo Prolink (www.grupoprolink.com.br), especializada em gestão corporativa, em parceria com a InterAval (www.interaval.com.br), empresa de intermediação de negócios, com larga experiência e presença nacional, oferece suporte de gestão durante a negociação de compra e venda de empresas de tecnologia da informação.

Com esse escopo de trabalho proposto, a previsão de crescimento do faturamento da PLK é de 50% no período de um ano. Enquanto a perspectivas dos empresários da área de TI e Telecom é fechar 2010 com crescimento superior a 30%, se comparado com 2009.

Fontes: Para comentar o assunto, indico o administrador de empresa, sócio diretor da PLK Consulting e master-franqueado da InterAval nas cidades de São Paulo e Campinas, Edgar Marçon. Ele possui mais de 25 anos de experiência no setor de TI e é consultor para implementação e melhoria de processos operacionais.

Sobre o Grupo Prolink – Criado em 1999, o Grupo Prolink (www.grupoprolink.com.br) oferece suporte a empresas do setor de serviços, comércio e indústria. É formado por duas empresas distintas, a PLK Consulting, que oferece a seus clientes consultoria personalizada e inovadora no mercado, por meio de ferramentas práticas de auxílio em gestão corporativa, bem como um time de experientes consultores nas mais diversas áreas. Já a Prolink Assessoria Contábil é especializada em assessorias e serviços contábeis, fiscais e folha de pagamento.
VOLTAR IMPRIMIR