23 de Agosto de 2010 - 15h:42

Tamanho do texto A - A+

Mahindra & Mahindra concretiza aquisição majoritária da Ssangyong

Fabricante indiana quer ser a principal fabricante global de SUV`s.

Por: G1

A fabricante de veículos indiana Mahindra & Mahindra assinou nesta segunda-feira (23) o contrato de aquisição da participação majoritária da montadora sul-coreana Ssangyong, que desde 2009 passa por dificuldades financeiras e está em processo de recuperação judicial, depois de uma das piores crises globais no setor automotivo.

De acordo com a Mahindra, a negociação é um "casamento feito no céu" e foi motivado pela oportunidade de crescimento de ambas as marcas. A fabricante afirmou durante uma coletiva de imprensa que a parceria entre as duas empresas permitirá a criação de uma companhia forte na fabricação de utilitários-esportivos. O objetivo é fazer da companhia o principal fabricante global de SUV´s, além de abrir o mercado indiano para a Ssangyong.

A Mahindra aproveitou o encontro com os jornalistas para desmentir a especulação de que a empresa está à procura de ajuda de empresários indianos. “Surgiram relatos sobre preocupações financeiras, mas afirmamos que as reuniões apenas discutiram a saúde da empresa e avaliou o mercado da Coreia do Sul”, afirmou a fabricante em comunicado. “Em nenhum momento cogitamos solicitar ajuda financeira para financiar a aquisição da Ssangyong, que está sendo feita por meio de capitais e recursos próprios.”

Embora a empresa não revele detalhes sobre seus planos para o futuro, ela afirma que irá respeitar as metas da Ssangyong, que incluem a fabricação de veículos menores e a recontratação dos funcionários demitidos. “Nossa meta é fazer a Ssangyong crescer”, destacou o documento. Além disso, a empresa afirmou que manterá em grande parte a gestão sul-coreana, ao contrário do que fazem a maioria das montadoras após aquisição de empresas estrangeiras.

VOLTAR IMPRIMIR