13 de Agosto de 2010 - 12h:32

Tamanho do texto A - A+

Pesquisa da Equifax mostra aumento de recuperações judiciais e queda das falências em julho

Por: Revista do Factoring

Pesquisa da Equifax mostra aumento de recuperações judiciais e queda das falências em julho

Aumento da taxa de juros poderá prejudicar o sucesso de recuperações judiciais das empresas nos próximos meses

A Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, apresenta os dados da pesquisa de falências e recuperações judiciais de empresas em julho. O estudo revela que houve uma queda de 12% no volume de pedidos e um aumento de 11% nos deferimentos de pedidos de recuperação judicial, em comparação ao mês anterior.

Em julho de 2010, foram registrados 29 pedidos e 30 deferimentos de pedidos de recuperação judicial. Quando comparado com o mês de julho do ano passado, verifica-se uma queda de 46% no volume de pedidos e de 44% em deferimentos. Estes dados mostram uma reversão positiva na curva de tendência do volume de pedidos de recuperação judicial.

Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, explica que a reversão se deve ao aumento das taxas de juros e à redução do ritmo de crescimento da atividade econômica. “Apesar disso, nada indica que os dados de recuperação judicial venham a atingir os níveis alcançados no período de crise financeira internacional de 2008/2009, pois mesmo com um crescimento menos acelerado, a economia brasileira deverá continuar seu processo de expansão nos próximos meses deste ano”, complementa.


Em relação aos números de falências requeridas e decretadas, os dados da Equifax mostram que houve uma queda de 4% em relação ao número de decretações no mês anterior e 21% em relação ao mesmo mês no ano passado. O número de requerimentos subiu 6% em relação a junho e caiu 36% em comparação a julho de 2009. No mês de julho de 2010, foram requeridos 112 pedidos e decretas 45 falências.

Alcides Leite ressalta que, apesar dos números, não há ainda mudança na trajetória das curvas de tendência. “É possível que, nos próximos meses, ocorra a mudança da trajetória, uma vez que o aumento da taxa de juros poderá prejudicar o sucesso de recuperações judiciais de algumas empresas”, esclarece o consultor.

VOLTAR IMPRIMIR