06 de Julho de 2010 - 11h:36

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Pedidos de falências recuam 19,7% no primeiro semestre de 2010, revela Serasa Experian

Micro e pequenas empresas lideram queda nos pedidos de falências

Por: Indicador Serasa Experian

Nos seis primeiros meses de 2010, foram registrados 939 pedidos de falência em todo o país. O número é 19,7% menor em relação aos 1.169 requerimentos verificados no mesmo período de 2009, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Na análise por porte, as micro e pequenas empresas foram as que apresentaram a maior queda nos pedidos de falência (-20,4%). No primeiro semestre do ano, dos 939 requerimentos, 596 foram de micro e pequenas empresas. No ano anterior, em igual período, estas empresas somaram 749 pedidos.

As médias e grandes empresas também apresentaram recuo nos pedidos de falência, embora de maneira mais discreta. As médias foram responsáveis por 223 requerimentos de janeiro a junho de 2010, contra 276 no mesmo acumulado de 2009 (recuo de 19,2%). As grandes, por sua vez, tiveram 120 pedidos em 2010, e 144 em 2009 (queda de 16,7%).

O recuo mais acentuado dos pedidos de falências de micro e pequenas empresas deve-se ao maior dinamismo do mercado interno, em relação ao cenário externo. Como as micros e pequenas empresas possuem o seu foco de atuação no mercado doméstico, o bom momento vivido pela economia brasileira neste primeiro semestre de 2010 acabou favorecendo, de forma mais acentuada, a geração de caixa desta categoria de empresas. Já as médias e grandes empresas, expostas ao comércio internacional, estiveram mais suscetíveis as oscilações adversas do mercado externo. Por esta mesma razão, as médias empresas foram o único porte que apresentou aumento nas falências decretadas. 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Contato:

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victoria.iturrieta@br.experian.com

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Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite
http://www.experianplc.com

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