24 de Junho de 2010 - 16h:23

Tamanho do texto A - A+

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas atinge 95,2% em maio, o maior valor desde 2006

Comércio e Serviços ultrapassam a Indústria na pontualidade de pagamentos em maio

Por: Indicador Serasa Experian

A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas atingiu, em maio de 2010, o valor de 95,2%. Ou seja, de cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 952 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso. Este é o maior valor do indicador desde janeiro de 2006, ano em que se inicia a série histórica, igualando ao patamar verificado em dezembro de 2009 (95,2%). Cabe lembrar que, sazonalmente, os níveis de pontualidade dos pagamentos durante o segundo semestre tendem a ser superiores aos do primeiro semestre dado que o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano em razão do Natal.

 

 

Na composição setorial, os setores de serviços (95,5% de pontualidade) e o de somércio (95,1% de pontualidade) ultrapassaram o setor industrial (95,0%) em termos de pontualidade de pagamentos durante o mês de maio. O maior dinamismo do mercado doméstico, vis-à-vis o cenário externo, tem favorecido os segmentos econômicos que, predominantemente, atendem o mercado consumidor nacional contribuindo para melhorar, mais que proporcionalmente aos demais segmentos, seus respectivos níveis de pontualidade de pagamentos, observam os economistas da Serasa Experian.

 

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente elevou-se de 2,9% em maio, comparativamente ao mês anterior, atingindo a cifra de R$ 1.540,96. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (maio de 2009) o valor médio dos pagamentos pontuais ainda apresenta queda de 5,3% (a décima segunda queda anual consecutiva). Todavia, tais recuos estão perdendo intensidade, o que sinaliza que as condições de crédito para as micros e pequenas empresas encontram-se em rota de recuperação permitindo-as a elevarem, gradativamente, seus volumes médios negociados.

 

 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade dos pagamentos das micro e pequenas empresas tende a se manter elevada ao longo dos próximos meses, em patamares acima dos registrados nos anos anteriores, dado que, apesar da desaceleração esperada, a economia brasileira ainda conseguirá sustentar uma boa taxa de crescimento ao longo do ano de 2010, favorecendo as condições de solvência das micro e pequenas empresas, especialmente daquelas mais focadas ao atendimento do mercado doméstico.

 

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

 

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico em inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.


 

Contato:

 

Victoria Bustamante Iturrieta

 

5511 2847-8426

 

victoria.iturrieta@br.experian.com

 

Eldi Willms

 

5511 2847-8427

 

eldi.willms@br.experian.com

 

Viviane Evangelista

 

5511 2847-8456

 

viviane.evangelista@br.experian.com

 

Marcos Fidalgo

 

5511 2847-9181

 

marcos.fidalgo@br.experian.com

 

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

 

www.serasaexperian.com.br

 

Experian

 

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

 

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa , na Califórnia e em São Paulo , Brasil.

 

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

 

VOLTAR IMPRIMIR