20 de Maio de 2010 - 14h:28

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Aumento dos juros não deve impedir queda na inadimplência das empresas, aponta Indicador Serasa Experian de Perspectiva

Já a inadimplência do consumidor tende a estancar queda nos próximos meses

Por: Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 2,0% em março de 2010, o décimo primeiro recuo mensal consecutivo. Apesar disso, o índice se mantém acima do nível 100 (em 111,3 na leitura de março/10) significando que a redução dos níveis da inadimplência empresarial deverá continuar em queda ao longo dos próximos meses, porém de forma gradual.

A continuidade do processo de crescimento da atividade econômica – um pouco mais brando no segundo semestre deste ano tendo em vista a ação dos freios fiscal e monetário, que começam a vigorar no cenário econômico –, constitui-se como o principal elemento normalizador dos níveis de inadimplência das empresas, salientam os economistas da Serasa Experian.

Já no caso do consumidor, a atual trajetória de recuo dos índices de inadimplemento deverá  ser estancada ao longo dos próximos meses. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, que registrou, em março de 2010, elevação de 1,5% (a sexta mensal consecutiva), atingindo o patamar de 101,6.

Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, os movimentos cíclicos da inadimplência, a superação do patamar 100 sinaliza que no segundo semestre, a inadimplência do consumidor deverá esboçar trajetória de elevação, ainda que pequena.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o novo ciclo de aperto monetário iniciado em abril, e que deverá se prolongar durante o segundo semestre de 2010, tendem a contribuir para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.

Todavia, as boas perspectivas para o crescimento econômico em 2010 e, por consequência, do mercado de trabalho, devem ser fatores atenuantes, impedindo um descolamento mais acentuado dos níveis de inadimplência durante o segundo semestre de 2010.

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A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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