As agências publicitárias W/, do publicitário Washington Olivetto, e McCann Erickson anunciaram oficialmente nesta segunda-feira a união das duas empresas. Da fusão nasce a WMcCann, que começa a operar no dia 1º de maio.
O acordo fechado entre as agências não envolveu dinheiro, conforme comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira. Washington Olivetto passa a ser o novo diretor criativo da empresa na América Latina e Caribe e em sete anos se tornará embaixador criativo da WMcCann mundialmente. A presidência fica a cargo de Fernando Mazzarolo, atual presidente da McCann Erickson Brasil.
A nova agência não trabalhará em campanhas políticas, uma das marcas de Olivetto. A WMcCann disse que pretende contratar novos profissionais. O comunicado não informou o número somado de funcionários das duas agências.
Com a fusão, a WMcCann quer, até o fim de 2010, estar entre as cinco primeiras agências em receita no Brasil. No primeiro trimestre, segundo ranking do Ibope Monitor, a McCann foi a 11ª maior agência do País e a W/, a 41ª, com receitas de R$ 263,2 milhões e R$ 67,2 milhões, respetivamente. Somadas, elas teriam figurado na nona posição entre as maiores agências brasileiras no período.
A WMcCann nasce como a maior agência de publicidade do estado do Rio de Janeiro e com contas de peso, como a Coca-Cola, Nestlé, Bombril, Braskem, GM e L’Oreal.
O colunista do iG, Guilherme Barros, havia antecipado há dois meses o interesse das agências pela união.