26 de Abril de 2010 - 12h:39

Tamanho do texto A - A+

IPO da GM em 2010 é uma possibilidade real, diz presidente

Por: Reuters/Brasil Online

A General Motors Co tem uma "possibilidade real" de lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no final do ano, disse o presidente executivo da montadora, Ed Whitacre, na quarta-feira.

A GM, que anunciou ter terminado de pagar os empréstimos feitos pelos governos dos Estados Unidos e do Canadá em um pacote de ajuda no ano passado, também acredita que os resultados do primeiro trimestre mostrarão um momento positivo da empresa, Whitacre disse a repórteres na planta da GM.

O pagamento dos empréstimos, que totalizou 8,4 bilhões de dólares num primeiro momento, e o término dos processos contábeis para anunciar resultados agora no início de abril são dois passos preparatórios para o lançamento do IPO.

A empresa foi resgatada da recuperação judicial em julho de 2009.

Quando perguntado se o IPO poderia ser lançado até o final do ano, Whitacre disse: "Não tenho certeza, mas estamos trabalhando duro para isso. É uma possibilidade real".

Atualmente, 61 por cento da empresa está nas mãos do governo norte-americano, e 12 por cento pertence ao governo canadense. Estes governos converteram bilhões em ajuda em ações da companhia. A participação do governo norte-americano no resgate da montadora totalizou cerca de 50 bilhões de dólares.

VOLTAR IMPRIMIR