Em fevereiro de 2010, a inadimplência das pessoas jurídicas recuou 10,7% no país, na comparação com janeiro, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi a maior queda verificada desde agosto de 2009.
O decréscimo foi puxado, em boa parte, pelo menor volume de títulos protestados, que contribuíram com uma redução de 9,6% no indicador, e pelos cheques sem fundos, que contribuíram com decréscimo de 1,1%. Já as dívidas não honradas junto aos bancos praticamente não variaram no mês e, portanto, não influenciaram na queda da inadimplência das empresas no período.
Na análise por porte, a inadimplência das grandes empresas apresentou 30,9% de queda, na relação sobre janeiro. Na mesma comparação, a inadimplência das médias empresas caiu 20,3%, e a das pequenas, 9,7%.
Na comparação entre o primeiro bimestre de 2010 sobre igual período de 2009, a inadimplência das pessoas jurídicas caiu 11,6%. Na variação de fevereiro de 2010 sobre o mesmo mês de 2009, por sua vez, o recuo foi de 8,1%.
Todas as quedas da inadimplência das empresas, verificadas nas comparações com 2009, se devem ao fato de que a inadimplência nos negócios, no momento mais crítico da crise – 1º trimestre de 2009 –, experimentou patamares elevados, em decorrência do crédito restrito, da baixa atividade econômica e da inadimplência crescente do consumidor. Assim, os primeiros três meses do ano passado formaram uma base elevada para qualquer comparação. Para ilustrar, a inadimplência das empresas no 1º bimestre 2009, em relação à igual período de 2008, cresceu 25%. Considerando o atual momento econômico – de vigoroso crescimento, de baixa inadimplência da pessoa física e de recuperação, mesmo que gradual, do crédito às empresas –, os menores indicadores de inadimplência fazem parte deste cenário.
A perspectiva para a inadimplência dos negócios é de continuidade das quedas por todo o 1º semestre. A atenção volta-se para a evolução do crédito às empresas, de forma a recompor a estrutura de capital e, sobretudo, o financiamento do giro para as médias, pequenas e micro empresas.
*Confira abaixo tabela com as variações, os pesos e a contribuição de cada modalidade de inadimplência no indicador:
Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas - | |||||
(Fevereiro / 2010) | |||||
Bancos | Protestos | Cheques | Geral | ||
Variação | 0,2% | -23,8% | -2,9% | -10,7% | |
Peso | 22,0% | 40,5% | 37,5% | 100,0% | |
Contribuição | 0,0% | -9,6% | -1,1% | -10,7% |
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com