15 de Março de 2010 - 09h:55

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Inadimplência das empresas deverá retomar trajetória de queda, revela o Indicador Serasa Experian de Perspectiva

Queda atual na inadimplência do consumidor tende a se desacelerar

Por: Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas recuou 4% em janeiro de 2010 e atingiu o patamar de 111,1, registrando assim a oitava queda mensal consecutiva. Este resultado revela que a inadimplência das empresas junto ao sistema financeiro (saldo das operações de crédito com atraso superior a 90 dias), após ter registrado uma ligeira elevação em janeiro de 2010, conforme relatório divulgado pelo Banco Central – de 3,76% em dezembro de 2009 para 3,80% no mês seguinte –, tende a retomar sua trajetória de redução gradual ao longo do primeiro semestre de 2010.

Os indícios de diminuição do ritmo do crescimento econômico nestes primeiros meses de 2010, emitidos especialmente pelo setor industrial, não apenas por certa redução da taxa de expansão do consumo interno de bens duráveis, mas também pela lentidão do desempenho econômico dos países desenvolvidos, propiciam a formação de um cenário de redução gradual, porém consistente, dos níveis de inadimplência das empresas.

No entanto, dado que o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas ainda permanece acima do nível 100 apesar da queda, a inadimplência das empresas permanecerá acima dos patamares médios históricos ao longo de todo o primeiro semestre de 2010, devendo convergir para valores mais próximos do normal somente a partir do segundo semestre, alertam os economistas da Serasa Experian.

Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência do Consumidor cresceu 1,5% em janeiro de 2010, a quinta alta mensal consecutiva, atingindo o valor de 98,7. Isto aponta que a atual tendência de queda nos níveis de inadimplência das pessoas físicas deverá perder força em breve, ou seja, antes do final deste semestre.

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Alguns dos fatores que deverão contribuir para a interrupção da atual trajetória de queda da inadimplência são: (a) o crescimento acelerado do endividamento das famílias, observado durante o segundo semestre de 2009, com a corrosão do poder de compra tendo em vista a alta da inflação neste início de ano; (b) o esgotamento dos efeitos da recuperação cíclica do nível de emprego sobre a inadimplência do consumidor; e (c) a elevação do custo dos financiamentos em várias modalidades de crédito para as pessoas físicas.

Contudo, o fato do Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor encontrar-se ainda abaixo do patamar 100, apesar das recentes altas, sinaliza que a inadimplência ainda deverá permanecer num patamar de normalidade, não representando, assim, maior obstáculo à expansão do crédito às famílias em 2010, salientam os economistas da Serasa Experian.

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. No caso, utilizamos as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões onde se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 325 variáveis “candidatas”, aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis “candidatas”, estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva.

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até  a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br 

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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