23 de Fevereiro de 2010 - 10h:33

Impostos e fluxo de caixa

Por: Augusto Marquart Neto

Está na hora de mudar! Houve época em que os tributos eram pagos em média 30 dias após o fato gerador. Passados anos de inflação, com a justificativa do governo da necessidade de fluxo de caixa, passou-se a antecipar, por lei, o vencimento desses impostos, trazendo para os dias de hoje, de inflação estabilizada, um problema sério para as empresas. Estas passaram a ter igual impacto no seu fluxo de caixa. Se levarmos em consideração que muitos impostos são pagos antecipadamente, independentemente do recebimento de suas vendas ou serviços prestados, o prazo se torna ainda menor.

O pagamento de forma antecipada se estende a praticamente todos os impostos. No âmbito estadual, o ICMS deve ser pago em 10 dias, sem contar as antecipações e a substituição tributária, no âmbito federal temos as retenções de IR e PIS/Cofins/CSLL, com prazos de pagamento entre 25 e 30 dias. No âmbito municipal, temos o ISS, que deve ser pago até o dia 15 de cada mês. Cabe esclarecer também que em 2009 houve retração na demanda para muitas empresas em função da crise financeira global e muitas pequenas empresas se descapitalizaram. Com isso, houve um acréscimo de pedidos de falência ou recuperação judicial.

As empresas, por meio de seus representantes de classe, devem começar um movimento nesse sentido, pois já suportam uma carga tributária muito elevada, sem levar em conta o peso financeiro do pagamento desses impostos. Muitas vezes, os recursos para esse fim são financiados no curto prazo pelos bancos, que cobram juros exorbitantes do capital de giro que as empresas necessitam. Estas, por sua vez, incorporam os juros aos custos dos seus produtos ou serviços. Os governos, dilatando os prazos de pagamento dos impostos, incentivariam as empresas a desenvolverem suas atividades. Sem recorrer aos bancos para ter capital de giro.

Augusto Marquart Neto - CONTADOR E PRESIDENTE DO SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SESCON)