16 de Dezembro de 2009 - 10h:44

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Volta do crescimento econômico faz inadimplência registrar o menor índice desde maio de 2007, revela Serasa Experian

Oferta de crédito, juros mais baixos e prazos mais longos

Por: Indicador Serasa Experian

A inadimplência do consumidor no Brasil registra queda de 3,9% em novembro de 2009, na comparação com igual mês do ano anterior. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, o índice representa o maior recuo desde maio de 2007 (-7,5%), ano em que o país apresentava alto crescimento. O avanço da economia neste final de ano, acompanhado das melhores condições de crédito, contribuíram para este desempenho, avaliam os técnicos da Serasa Experian.

Na variação mensal, novembro contra outubro de 2009, o indicador também aponta queda, com registro de 1,8%. Em novembro, os brasileiros receberam a primeira parcela do décimo terceiro salário. Como houve o crescimento do emprego com carteira assinada, esse fato colaborou para o pagamento de dívidas. É necessário lembrar que o penúltimo mês do ano teve um dia útil a menos que outubro.

Já no acumulado do ano, janeiro a novembro 2009/2008, a inadimplência apresenta crescimento de 6,8%. Nessa referência, a inadimplência de 2009 está abaixo da verificada em todo o ano de 2008 (8%). Segundo os técnicos da Serasa Experian, a expectativa é de que a inadimplência do consumidor feche o ano em um patamar ainda menor, e para 2010, a tendência também é de indicadores menores.

Dívidas com os bancos estão na liderança

As dívidas com os bancos lideram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor no país. De janeiro a novembro de 2009, representaram 44,8%, no indicador. No mesmo período do ano anterior este percentual era de 43,1%.

Em seguida estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, representando 36% de janeiro a novembro deste ano. No acumulado de 2008, a participação da mesma modalidade era de 33,5%.

Em terceiro lugar, aparecem os cheques sem fundos, com 17,3% de representatividade no acumulado até novembro de 2009. No mesmo período de 2008, a participação no indicador era de 21,2%.

Encerram o ranking os títulos protestados, que nos onze primeiros meses do ano representaram 1,9%. De janeiro a novembro do ano passado, este percentual era de 2,2%.

Cresce o valor médio das dívidas com os bancos

De janeiro a novembro de 2009, em comparação com igual período do ano anterior, as dívidas com os bancos apresentaram alta de 0,4%, na média. Os cheques sem fundos e os títulos protestados registraram crescimento de 43,5% e 14,6%, respectivamente. Já as dívidas com cartões de crédito e financeiras tiveram queda de 6,9% (veja tabela abaixo).

Modalidades de Inadimplência Valor médio das dívidas Jan-Nov / 08 Valor médio das dívidas Jan-Nov/ 09 Percentual
Dívidas com os Bancos R$ 1.343,82 R$ 1.349,03 0,4%
Cheques sem Fundos R$ 700,82 R$ 1.005,45 43,5%
Títulos Protestados R$ 970,09 R$ 1.111,82 14,6%
Cartões de Crédito e Financeiras R$ 400,21 R$ 372,76 -6,9%

Fonte: Serasa Experian

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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