13 de Março de 2007 - 17h:35

Tamanho do texto A - A+

OAB federaliza Exame de Ordem e acaba com “candidatos ambulantes”

Por: OAB-MT

O próximo Exame de Ordem em Mato Grosso, previsto para o mês de abril,  já será federalizado, ou seja, a aplicação das provas acontecerá em um único dia em 17 estados da federação. Com isso, acaba a figura dos “candidatos ambulantes”, bacharéis em Direito que procuravam identificar seccional da Ordem onde as provas para admissão no quadro de advogados eram consideradas mais fáceis de serem resolvidas. “Estamos avançando nessa que é, talvez, um dos nossos maiores desafios no que diz respeito ao mercado de trabalho da advocacia” – disse o presidente Francisco Faiad.

 

 

Neste primeiro momento, a federalização atingirá 17 estados. Posteriormente, outros estados OAB serão agregados até que o certame seja nacional. Segundo Faiad, o Exame de Ordem de abril próximo deverá ser totalmente administrado pela Fundação Cespe, da Universidade de Brasília, que ficará responsável pelas inscrições, aplicação das provas, correção, análise de eventuais recursos e divulgação dos resultados.

 

 

“Essa situação acaba também com outras discussões sobre reserva de mercado” – disse. Faiad lembrou que a OAB em Mato Grosso sempre foi rígida com o Exame de Ordem, procurando avaliar o candidato em toda a sua plenitude como forma de garantir bons profissionais para atender a sociedade. “Os candidatos que não eram aprovados nos acusavam de querer proteger o mercado. Agora isso acaba, coloca fim a uma discussão antiga e que não tinha o menor cabimento” – destacou.

 

 

No próximo dia 13, às 17 horas,  Faiad e a Comissão de Exame de Ordem, que passa a ter caráter de acompanhamento apenas, se reúnem com os diretores de faculdades de Direito e também com os dirigentes de cursinhos preparatórios, tanto de Cuiabá como do interior. A reunião será na sede da Seccional. O objetivo é apresentar o projeto, bem como o Edital do próprio Exame. “Vamos aproveitar e colher eventuais sugestões” – disse o secretário-geral adjunto da OAB, Daniel Teixeira, que passa a dirigir a Comissão de Exame de Ordem.

 

 

Faiad explicou que o exame federalizado permitirá algumas vantagens adicionais aos candidatos. Como, por exemplo, a inscrição pela Internet. Ele salientou que todas as etapas do concurso deverão ser acompanhadas eletronicamente. Nesse próximo exame as provas serão realizadas nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

 

VOLTAR IMPRIMIR