A inadimplência do consumidor caiu 0,5% em outubro de 2009, na comparação com igual mês do ano anterior. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, o índice representa a primeira queda na comparação anual em 2009. Em outubro de 2008, o Brasil vivia um dos piores momentos da crise mundial, com a queda do consumo, da produção e do crédito. Já no mesmo mês deste ano, os sinais de recuperação da economia têm favorecido a queda gradual da inadimplência, segundo os analistas da Serasa Experian.
Já na comparação mensal, outubro contra setembro de 2009, o indicador apontou ligeiro crescimento de 0,4%, devido às compras no Dia das Crianças. A chegada do 13º salário, considerando que o emprego com carteira assinada é crescente, deverá contribuir para a redução da inadimplência até o final do ano.
Na relação entre os períodos acumulados de janeiro a outubro 2009/2008, a inadimplência do consumidor registrou alta de 7,9%. Segundo os analistas, apesar da reativação econômica, com a recuperação da renda e a normalização na oferta de crédito, esse patamar ainda ficou um pouco acima do verificado na relação acumulada de janeiro a outubro de 2008/2007 (alta de 7,5%), período caracterizado, principalmente, pelo crescimento econômico. Entretanto, para o fechamento de 2009, em relação ao ano passado, a inadimplência do consumidor deverá crescer numa razão abaixo da verificada entre 2008/2007, que foi de 8,0%.
Dívidas com os bancos na liderança
As dívidas com bancos lideram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor. No período de janeiro a outubro de 2009, foi verificada uma participação de 44,6% no indicador. No mesmo período do ano anterior este percentual era de 43,2%.
Em seguida estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, representando 36,2% de janeiro a outubro deste ano. No acumulado de 2008, a participação da mesma modalidade era de 33,1%.
Em terceiro lugar, aparecem os cheques sem fundos, com 17,3% no acumulado até outubro de 2009. No mesmo período de 2008, a participação no indicador era de 21,5%.
Encerram o ranking os títulos protestados, que nos dez primeiros meses do ano representaram 1,9%. De janeiro a outubro do ano passado, este percentual era de 2,2%.
Cresce o valor médio das dívidas com cheques sem fundos
De janeiro a outubro de 2009, em comparação com igual período do ano anterior, os cheques sem fundos apresentaram alta de 43,3% na média. Os títulos protestados também apresentaram crescimento de 15,3%. Já as dívidas com cartões de crédito e financeiras e as dívidas com os bancos registraram queda de 9,4% e 0,3%, respectivamente (veja tabela abaixo)
Modalidades de Inadimplência | Valor médio das dívidas Jan-Out / 08 | Valor médio das dívidas Jan-Out/ 09 | Percentual |
Cheques sem Fundos | R$ 690,02 | R$ 988,66 | 43,3% |
Títulos Protestados | R$ 963,16 | R$ 1.110,73 | 15,3% |
Cartões de Crédito e Financeiras | R$ 409,70 | R$ 371,36 | -9,4% |
Dívidas com os Bancos | R$ 1.347,09 | R$ 1.342,93 | -0,3% |
Metodologia do Indicador
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
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Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com