26 de Outubro de 2009 - 09h:46

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Micros e pequenas empresas fazem qualidade de crédito das empresas atingir patamar mínimo histórico, diz Serasa Experian

Qualidade de crédito das grandes empresas já mostra recuperação

Por: INDICADOR SERASA EXPERIAN

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo - quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – registrou recuo de 0,2% no 3º trimestre de 2009, a terceira queda trimestral consecutiva. Com isto o indicador, criado com base nos modelos estatísticos de avaliação de risco de crédito utilizados pela Serasa Experian atingiu o patamar de 95,50 no 3º trimestre de 2009, o menor deste o 1º trimestre de 2007, momento em que o indicador começou a ser calculado.

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, nota-se que o declínio observado no 3º trimestre de 2009 deveu-se, única e exclusivamente, à deterioração do risco de crédito das micro e pequenas empresas. De fato, desde o início da crise financeira internacional, houve recuo de 0,5% no indicador deste segmento (3º trimestre de 2009 vs. 3º trimestre de 2008), ao passo que nas médias e grandes empresas, os recuos foram menores: -0,1% (médias) e -0,2% (grandes).

A maior vulnerabilidade das micro e pequenas empresas diante de cenários econômicos mais adversos e o aumento das dificuldades de acesso ao crédito enfrentado por este segmento durante vários meses após a eclosão da crise financeira internacional estão entre os fatores que contribuíram para a piora da qualidade de crédito nestas empresas.

Medidas recém adotadas pelo governo, tais como a implementação do Fundo Garantidor de Investimentos e o próprio movimento de recuperação econômica devem proporcionar reversão da trajetória de queda da qualidade de crédito das micros e pequenas empresas, fenômeno que já se observa no caso das médias e grandes empresas. No caso das médias empresas, o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito manteve-se estável em 98,55 no 3º trimestre de 2009 e, para as grandes empresas, houve elevação de 98,44 para 98,47 após uma seqüência de seis quedas seguidas.

Análise Setorial

A qualidade de crédito recuou no mesmo montante (queda de 0,5%) no 3º trimestre tanto para a Indústria quanto para o Comércio. A queda trimestral no setor de Serviços foi bem menor: - 0,2%. Todavia na comparação anual, isto é, contra o 3º trimestre de 2008, nota-se que o setor industrial foi o que apresentou o maior recuo em termos de qualidade de crédito: queda de 0,8% passando de 95,18 (3T08) para 94,42 (3T09). Por sua vez, o setor de Serviços foi o menos atingido pela crise, rendo reduzido sua qualidade de crédito de 96,42 (3T08) para 96,20 (3T09), queda de 0,2%.

Vale notar que, além de ter tido o menor recuo em termos de qualidade de crédito, o setor de Serviços, comparativamente aos demais setores, continua na liderança do menor risco de crédito.

Análise por Região

No corte regional, as regiões de renda mais elevada – Sudeste e Sul – continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas. Abaixo da média nacional encontram-se as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Amostra e segmentação

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 450 mil CNPJs, constantes da base de dados da Serasa Experian. O início da série é o 1º trimestre de 2007. O indicador é segmentado por região geográfica, porte e setor econômico. 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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