23 de Outubro de 2009 - 09h:39

Tamanho do texto A - A+

Inadimplência com cheques é a menor em doze meses e volta ao nível pré crise, revela Serasa Experian

Por: Indicador Serasa Experian

A inadimplência com cheques no Brasil foi de 1,94% em setembro de 2009, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Foi o menor percentual desde outubro de 2008, mês em que os efeitos da crise internacional já começavam a serem sentidos no país. Vale lembrar que o cheque é considerado desprovido de fundos, a partir de sua segunda devolução.

Já na variação de setembro de 2009 sobre setembro do ano anterior, a inadimplência com cheques cresceu 8,4%. A alta também foi observada na relação entre o acumulado de janeiro a setembro de 2009, perante igual período de 2008, com 13,8% de crescimento no número de cheques devolvidos.

Na comparação de setembro com agosto último, por sua vez, o levantamento verificou uma queda de 1,0% na inadimplência com cheques. Segundo os analistas da Serasa Experian, este decréscimo relaciona-se, por um lado, com a recuperação do mercado de trabalho, melhorando as condições de renda e de emprego dos consumidores no bojo da retomada do consumo e da produção domésticos, e, pelo outro, pelo próprio processo de reequilíbrio do fluxo de caixa das empresas, após terem passado por vários meses de dificuldades operacionais, como também de acesso ao crédito, especialmente as micro e pequenas empresas.

Para os meses seguintes, a expectativa dos técnicos é positiva: Tendo em vista que o crescimento econômico deve manter-se ao longo dos próximos meses, a tendência é de observarmos ligeiras reduções no percentual de devolução de cheques.

Veja abaixo tabela completa com os números de cheques devolvidos e compensados, no período de janeiro a setembro de 2009 e 2008, em setembro de 2009 e 2008, e agosto de 2009.

Nos estados e regiões

O Amapá segue sendo o estado que apresenta a maior inadimplência com cheques. No acumulado de janeiro a setembro, houve 9,62% de cheques devolvidos no estado. São Paulo foi o com menor índice (1,72%). Quanto às regiões, a Norte foi a líder em inadimplência com cheques, com 5,03%, enquanto a sul foi a com menor percentual de devoluções (1,82%).

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos nos nove primeiros meses de 2009, por Estado.

     
  ESTADOS/REGIÕES JAN-SET/2009
1 Amapá 9,62%
2 Maranhão 9,41%
3 Acre 9,00%
4 Roraima 8,66%
5 Sergipe 8,03%
6 Tocantins 6,48%
7 Piauí 5,95%
8 Rio Grande do Norte 5,94%
9 Paraíba 5,64%
10 Alagoas 5,42%
11 Pará 5,25%
12 Mato Grosso 4,20%
13 Rondônia 3,79%
14 Amazonas 3,49%
15 Bahia 3,28%
16 Ceará 3,15%
17 Distrito Federal 3,07%
18 Goiás 2,8%
19 Espírito Santo 2,46%
20 Rio Grande do Sul 2,38%
21 Pernambuco 2,34%
22 Mato Grosso do Sul 2,22%
  Brasil 2,22%
23 Minas Gerais 2,08%
24 Paraná 2,02%
25 Santa Catarina 1,93%
26 Rio de Janeiro 1,79%
27 São Paulo 1,72%
     
1 REGIÃO NORTE 5,03%
2 REGIÃO NORDESTE 3,74%
3 REGIÃO CENTRO-OESTE 2,97%
4 REGIÃO SUL 2,12%
5 REGIÃO SUDESTE 1,82%

Serasa Experian 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.  
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. 

www.serasaexperian.com.br 
 

Experian 

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade. 

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil. 

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

VOLTAR IMPRIMIR