14 de Julho de 2009 - 10h:34

Tamanho do texto A - A+

Pedidos de recuperação judicial crescem 27,6% em junho, mostra Equifax

De acordo com a Equifax, a cada mês, aumenta o número de solicitações de recuperação judicial no País

Por: Info Money

Os pedidos de recuperação judicial em junho registraram crescimento de 27,59%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ao todo, foram feitas 37 solicitações no mês passado, ante os 29 pedidos realizados no mesmo mês do ano passado, revela pesquisa da Equifax divulgada nesta segunda-feira (13).
O número de recuperações judiciais decretadas também aumentou, na mesma base comparativa. Em junho deste ano, foram 41 pedidos concretizados, o que denota alta de 64% em relação ao mesmo período de 2008, quando foram registradas 25 solicitações.

Segundo análise da Equifax, o maior conhecimento dos empresários sobre a utilização do serviço de recuperação judicial é o principal fato para o crescimento desses números, uma vez que esse instrumento é particularmente novo no Brasil. Por aqui, o processo de recuperação judicial só começou a ser usado em 2005 e, agora, o empresariado começa a tomar mais conhecimento da prática e do funcionamento desse serviço.

Falências requeridas

No que se refere às solicitações de falências, no sexto mês deste ano, foram registrados 155 pedidos, um crescimento de 13,14% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No primeiro semestre, por sua vez, foram registradas 860 solicitações de falências e a tendência é que o total em 2009 seja menor do que no ano passado, quando foram computados 1.631 pedidos.

Falências decretadas

Quanto ao número de falências decretadas, em junho, houve queda de 1,64% em relação ao mesmo mês do ano passado, passando de 61 casos, em junho de 2008, para 60, este ano.
Nos seis primeiros meses do ano, houve 362 casos de falências decretadas. A expectativa é que este índice fique menor do que o registrado no ano passado, quando houve 934 falências decretadas.

VOLTAR IMPRIMIR