25 de Maio de 2009 - 11h:43

Tamanho do texto A - A+

Crise aumenta pedidos de recuperação judicial

Por: Baguete - Gláucia Civa

No primeiro trimestre de 2009, 211 pedidos de recuperação judicial de empresas foram registrados no Brasil, crescimento de 229% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são da Serasa/Experian e foram divulgados por Gilberto Deon Corrêa Júnior, sócio do escritório Veirano Advogados, que foi palestrou sobre o tema no Meeting Jurídico da Federasul o dia 21/05.

"A crise alavancou esses pedidos, porque contribuiu para a falência tanto de empresas já problemáticas, cuja situação se agravou com a turbulência, quanto de empresas em situação melhor, mas que estavam sempre rolando dívidas e sofreram com a restrição e redução do crédito", explicou Corrêa Junior.
 
Para ele, a lei 11.101/2005, que trata da recuperação judicial de empresas, é válida para este último tipo de empresa, uma vez que permite a recuperação de organizações realmente viáveis.

“Ao contrário disso, a lei de falências e concordatas é usada, em muitos casos, apenas para dar mais tempo aos empresários, sem levar em conta a relevância ou viabilidade da atividade da empresa”, comentou o especialista.

VOLTAR IMPRIMIR