20 de Abril de 2009 - 16h:51

Tamanho do texto A - A+

Socorro a agroindústria deve sair em até 60 dias

Por: Valor Econômico

O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes disse, na sexta-feira, que a liberação de recursos do pacote de ajuda anunciado para as agroindústrias sairá em 30 a 60 dias. Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma linha de financiamento de capital de giro de R$ 10 bilhões para socorrer agroindústrias, principalmente frigoríficos, fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e cooperativas agropecuárias.

Stephanes reuniu-se na sexta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da agilização dos procedimentos para que os recursos cheguem aos interessados, informou o Ministério da Agricultura em nota.

O ministro afirmou, conforme comunicado, que os métodos operacionais têm que se adequar ao momento que o Brasil está vivendo. "Temos uma agricultura produzindo e um mercado querendo consumir, tanto o interno quanto externo. Os técnicos deverão apresentar ao presidente Lula tudo o que está sendo operacionalizado para que, no prazo de 30 a 60 dias, os recursos estejam fluindo de forma satisfatória", disse Stephanes.

O pacote do governo tem como alvo principalmente os frigoríficos de carnes bovina, de aves e suínas, que vêm enfrentando dificuldades por conta da queda das exportações após o recrudescimento da crise financeira global. Uma fonte de uma grande agroindústria disse que a linha de capital de giro "interessa a todos, que estão pagando mais juros mais altos" no momento.

VOLTAR IMPRIMIR