16 de Abril de 2009 - 16h:48

Tamanho do texto A - A+

Número de falências cai mas o de recuperações judiciais cresce

Por: Monitor Mercantil

Segundo levantamento da Serasa Experian, os pedidos de falência em março somaram 204, contra 216 no mesmo mês de 2008. Em fevereiro, o número ficara em 177.

Já o número de falências decretadas ficou em 73, em março, contra 81 no mesmo do ano passado e 66 em fevereiro.

O estudo também mostrou que os pedidos de recuperação judicial saltaram para 76 mês passado, contra 30, em março do ano passado e 61 em fevereiro.

Foram deferidas 42 recuperações judiciais em março, contra 46 em fevereiro e 28 em março do ano passado. As recuperações concedidas somaram seis em março, contra 11 em fevereiro. Em março de 2008, não houve nenhuma concessão de recuperação judicial.

Segundo a Nova Lei de Falências, um juiz deve primeiro avaliar se o pedido de recuperação está de acordo com os critérios técnicos necessários para concessão da recuperação judicial e deferi-lo, para depois avaliar o mérito do pedido em si e conceder ou não a recuperação.

Já as recuperações extrajudiciais requeridas totalizaram dois registros em março, ante um em março do ano passado e nenhum em fevereiro. Houve ainda três recuperações extrajudiciais homologadas - tanto em fevereiro, quanto em março de 2008, não registro desse tipo de evento.

VOLTAR IMPRIMIR