28 de Dezembro de 2008 - 15h:49

Tamanho do texto A - A+

Perda do FGTS diante da inflação será 1,58%

Por: Gazeta On-line

O rendimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) neste ano deverá ser negativo, em relação à inflação oficial prevista pelo Banco Central para 2008. A perda do trabalhador deverá ser de 1,58%, segundo cálculos do economista José Dutra Vieira Sobrinho, vice-presidente da OEB (Ordem dos Economistas do Brasil).
Isso porque o rendimento do fundo foi de 4,52%. Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial, deverá fechar o ano em 6,2%, segundo último boletim do BC. No ano passado, o rendimento do FGTS foi quase nulo, pois o ganho no ano foi de 4,49%, enquanto o IPCA de 2007 ficou em 4,46%.

O cálculo do rendimento do FGTS é feito da seguinte maneira: 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial). As perdas do fundo em relação à inflação fizeram com que o Instituto FGTS Fácil, com mais de 1 milhão de assinaturas, apresentasse no Congresso Nacional uma sugestão de mudar a TR pelo IPCA como parâmetro para a correção dos recursos. Se a mudança fosse aplicada neste ano, o rendimento do fundo seria de 9,2%. A sugestão virou projeto de lei na Câmara dos Deputados.
VOLTAR IMPRIMIR