11 de Dezembro de 2008 - 13h:44

Tamanho do texto A - A+

Informações ajudam a reduzir a taxa de juro

Por: Valor Econômico - Maria Christina Carvalho

O mercado financeiro aguarda com ansiedade a aprovação do cadastro positivo pelo Congresso. Para Claudia Amira, gerente de soluções da Equifax, um dos três maiores birôs de crédito do país, o cadastro positivo será especialmente importante neste momento de restrição do crédito e poderá levar a uma redução do custo do dinheiro. 

Claudia disse que os bancos de varejo querem continuar emprestando, mas estão com receio com um provável aumento da inadimplência. "Com a crise, os bancos ficaram mais conservadores. Com as informações do cadastro positivo, os bancos podem separar o bom do mal pagador. Por isso, ele vem a calhar", afirmou Cláudia. 

O cadastro positivo também pode contribuir para reduzir os juros, acrescentou. "Se houver competição, os bancos pagadores terão direito a juros compatíveis. A taxa vai cair mas para os bons pagadores. Atualmente, o mercado é nivelado por baixo e todos pagam a mesma taxa", explicou. Especialmente beneficiado será o consumidor "que fica em uma zona cinzenta" nas avaliações tradicionais em que somente as informações negativas, também chamadas de restritivas, são disponíveis. 

Outra consequência é a redução da "seleção adversa": como o juro é elevado, só recorre ao crédito quem precisa muito de dinheiro. "Os bancos acabam selecionando os maus pagadores." 

Segundo Claudia, os birôs positivos podem começar a funcionar assim que a legislação for aprovada, permitindo aos bancos, varejo, concessionárias de serviços públicos e telefonia passar as informações dos clientes.

VOLTAR IMPRIMIR