09 de Dezembro de 2008 - 17h:50

Tamanho do texto A - A+

Campanha contra erros em cirurgias

Por: A Gazeta - Emilio Sant

O Ministério da Saúde lança quarta-feira em São Paulo, no hospital Sírio-Libanês, um projeto para tornar mais seguras as cirurgias realizadas no País Batizada de "Cirurgias Seguras Salvam Vidas", a campanha prevê a distribuição de protocolos médicos com informações sobre procedimentos corretos e boas práticas para todos os hospitais brasileiros. Em 2007, eles foram responsáveis por 5,6 milhões de operações e, até setembro deste ano, por 2,7 milhões. No mundo, a estimativa é que sejam feitas 234 milhões de intervenções todos os anos.

A campanha é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e nasceu de uma parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, e mais de 200 associações médicas internacionais e ministérios da Saúde. Em agosto, o Ministério brasileiro e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) aderiram ao programa, que começa a ser divulgado agora.

Os cuidados são divididos em check lists realizados em três etapas - pré-operatório, pós-operatório e durante a cirurgia - e podem evitar problemas como traumas e disfunções adquiridas.

Falta de atenção, como não informar expressamente a todos da equipe médica sobre o procedimento que será realizado; deixar de conferir o número de instrumentos utilizados - antes e depois das operações, para garantir que nada tenha sido deixado dentro do paciente -; e a falta de identificação da pessoa que passa pela cirurgia são os problemas mais comuns apontados, mas podem ser prevenidos.

VOLTAR IMPRIMIR