25 de Novembro de 2008 - 15h:47

Tamanho do texto A - A+

Terra ainda aumenta no Centro-Oeste

Por: Valor Econômico

A região Centro-Oeste, celeiro da produção de grãos do Brasil, continua concentrando as maiores valorizações de terras do país. No bimestre setembro-outubro, a região registrou aumento de 47,5% em relação há 36 meses, segundo levantamento da AgraFNP. 

A crise global, que reduziu a oferta de crédito no mercado, afetou o mercado de terras no país. As decisões de compra estão em compasso de espera. Contudo, os preços dos imóveis rurais não caíram, sofreram forte desaceleração. 

A cotação média da terra no país ficou em R$ 4.341 o hectare setembro-outubro, praticamente inalterado em relação ao período de julho-agosto, de R$ 4.334, segundo a consultoria. Nos últimos 12 meses, a valorização média no Brasil foi de 12,5% (termos nominais). Se descontada a inflação no período, teve ligeira queda de 0,1% em 12 meses, o que significa que começa a ter perda de patrimônio. Na comparação com a média de 36 meses atrás, a alta é de 40,9%. Considerando uma inflação acumulada de 23,6%, o ganho real é de 5,4%. 

VOLTAR IMPRIMIR