27 de Outubro de 2008 - 14h:52

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Oi prevê negócio rentável em SP já no ano que vem

Por: Valor Econômico - Talita Moreira e Murillo Camarot

A Oi tem objetivos ambiciosos para sua operação de telefonia móvel em São Paulo, mercado em que estreou oficialmente na sexta-feira, dia 24. Um deles é chegar a 2 milhões de clientes no Estado até o fim deste ano. Outra meta é tornar o negócio rentável já em 2009. 

"Estamos imaginando alcançar o equilíbrio entre receitas e despesas em algum ponto do ano que vem", afirmou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco. 

Na região de origem da Oi - 16 Estados do Sudeste, Nordeste e Norte -, a empresa levou 18 meses para começar a ter resultado operacional positivo em sua operação de telefonia celular. A diferença, explicou Falco, reside no fato de que a renda per capita é mais elevada em São Paulo. Segundo ele, isso indica que a receita gerada pelos clientes da região também será mais alta que a proveniente dos assinantes de outras áreas. 

Do início deste mês até sexta-feira, a operadora havia vendido 1 milhão de chips de celular no mercado paulista. Desse total, 500 mil efetivamente ativaram os serviços nos primeiros sete dias de funcionamento da rede - ela foi ligada no dia 19, uma semana antes do que a operadora havia programado originalmente. Por isso, Falco disse acreditar que a Oi poderá fechar 2008 com 2 milhões de clientes em São Paulo, o que significaria participação de 5% no mercado local. 

A empresa investiu R$ 1 bilhão para entrar em São Paulo e, a partir de agora, os investimentos no Estado vão acompanhar o crescimento da base de assinantes. Cada novo cliente requer investimento adicional de R$ 100. "Não temos restrições. Se os clientes vierem numa velocidade maior, investiremos em velocidade maior", afirmou. 

O diretor da Oi em São Paulo, Roderlei Generali, disse que o número de chips vendidos até agora é o dobro do que a companhia havia planejado. Apesar disso, ele descartou a possibilidade de haver sobrecarga na rede. "A infra-estrutura tem capacidade mais que suficiente para atender a demanda." 

A aposta da Oi é vender rapidamente um grande volume de chips para acelerar o retorno do investimento. Com esse objetivo, a companhia prorrogou até o fim do mês uma promoção que dá bônus de ligações para quem adquirir o chip pré-pago da operadora em São Paulo. Na sexta-feira, a empresa começou a vender planos pós-pagos e lançou uma promoção específica para os adeptos dessa modalidade. 

Segundo Falco, as operadoras concorrentes deixaram espaço para a Oi crescer no mercado paulista, onde a adesão aos serviços de telefonia celular é inferior ao de outros Estados. A expectativa do executivo é de que, em 2009, as vendas de celulares em São Paulo cresçam 15% acima da média brasileira. 

Para este ano, a expectativa do presidente da Oi é de que o Brasil alcance 150 milhões de linhas de celular. O país tinha 140,8 milhões de usuários no fim de setembro. 

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