01 de Outubro de 2008 - 14h:12

Tamanho do texto A - A+

Dívidas agrícolas têm prazo de quitação prorrogado

Por: Capital Press

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a prorrogação do prazo para o pagamento das dívidas agrícolas de investimento. Em reunião extraordinária, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por meio da Resolução nº 3. 611autoriza os bancos a concederem prazo até o dia 15 de outubro para o pagamento das prestações que venceriam entre 1º e 14 de outubro.

A medida contempla as operações contratadas com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com beneficiários dos grupos 'C', 'D' ,'E' e de linhas especiais, linhas de crédito Finame Agrícola Especial e recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) administrados ou repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame).

O CMN também decidiu pela manutenção da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para o último trimestre de 2008 em 6,25% ao ano.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, os bancos vão formalizar as propostas de renegociação até 31 de março de 2009. As prestações das dívidas que vencem em 2008 não estão incluídas nessa renegociação.

Aqueles que não conseguiram pagar suas dívidas devem procurar seu agente financeiro - Banco do Brasil, Basa, Sicredi ou outro banco - e manifestar sua intenção de renegociar a dívida. Também é preciso solicitar um documento que comprove a adesão. Os descontos podem chegar a 90% do valor.

Esse trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Empaer e Grupo Estadual de Execução da Política Agrícola para Reforma Agrária (Gera/MT).

Para mais informações os interessados podem procurar a unidade do Incra mais próxima, o escritório local da Empaer ou também acessar os sites - empaer.mt.gov.br e mda.gov.br

VOLTAR IMPRIMIR