11 de Setembro de 2008 - 12h:25

Tamanho do texto A - A+

Copom eleva taxa básica de juros para 13,75% ao ano

Por: A Gazeta

Diante do forte crescimento de 6% registrado pela economia brasileira no primeiro semestre deste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou em 0,75 ponto porcentual a taxa Selic, para 13,75% ao ano, pela quarta vez consecutiva. Desta vez, no entanto, não houve unanimidade na decisão. Cinco diretores do Banco Central (BC) votaram pelo aumento de 0,75 e três para avanço de 0,50 ponto percentual.

A decisão, sem viés, veio de acordo com a expectativa geral do mercado financeiro -dos 55 analistas consultados pela Agência Estado, 54 apostavam que o Banco Central (BC) repetiria a dose dada na última reunião realizada pelo Comitê.

Julho - Antes da reunião de ontem o Copom havia se reunido no dia 23 de julho, ocasião em que decidiu corrigir a taxa básica de juros (Selic), aumentando-a dos então 12,25% para 13% ao ano. Naquela ocasião, a decisão foi tomada por unanimidade e sem viés, conforme nota divulgada pelo Banco Central ao final da reunião do Copom.

Segundo os membros do Copom, o aumento é necessário para conter o aumento do consumo interno e manter a inflação o mais próximo possível do centro da meta de 4,5% ao ano.

Este foi o quarto aumento da taxa neste ano. Na reunião realizada no mês junho, o Copom havia aumentado a taxa de juros de 11,75% para 12,25% ao ano. Em abril, a alta foi também de meio ponto percentual, com a taxa passando de 11,25% para 11,75%.

Também chamada de Selic, porque remunera os títulos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a taxa básica de juros estava estacionada em 11,25% desde setembro do ano passado.

VOLTAR IMPRIMIR