08 de Setembro de 2008 - 14h:37

Tamanho do texto A - A+

Servidores ativos e empregados públicos terão salário cortado caso não realizem a Atualização Cadastral

Por: Sefaz MT

Devido a baixa procura por parte dos servidores em realizar a Atualização dos Dados Cadastrais, o Governo do Estado, mais uma vez, alerta aos servidores ativos e empregados públicos que realizem a atualização de seus dados sob pena de terem seus salários, benefícios e subsídios cortados. A coordenadora da Atualização, Edalva Maria Dias, lembrou que existem aproximadamente 40 mil servidores ativos e quase dois mil empregados públicos. Desse total, somente 9.098 servidores e empregados finalizaram sua atualização.

“A situação se mostra complicada, tendo em vista que o prazo para atualização desses servidores está acabando. Esses servidores têm até o dia 13 de outubro de 2008 para realizar a atualização, e a partir do dia 02 de novembro que não tiver efetuado a atualização terá seu salário cortado”, alertou Edalva.

O secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, destacou que é de suma importância que os servidores efetuem a atualização. “A atualização é importante do ponto de vista do servidor e da administração. Nós queremos saber quem é o servidor, onde ele está, qual seu tipo de formação, seu estado civil. Isso para o servidor é fantástico, isso vai ser muito bom por que com os dados cadastrais atualizados, um eventual processo de aposentadoria sai muito mais rápido, se houver um problema de pensão de fazer uma agilidade processual sai mais rápido, não sendo necessário ficar pedindo documentos ao servidor. Já, para o Estado, é excelente por que nossa intenção é poder ver a qualificação do servidor e poder encaixá-lo dentro do Governo de acordo com sua aptidão para ele trabalhar com mais motivação”.

Mas o secretário alerta mais uma vez. “É tão importante a atualização cadastral que aquele servidor que não o fizer terá seus pagamentos de subsídios, proventos, remunerações e benefícios suspensos até que sejam regularizadas as situações. Por isso fazemos esse alerta e pedimos que os servidores não deixem isso acontecer e façam a atualização cadastral”.

A atualização cadastral está sendo divulgada desde julho pelo Governo do Estado. Vários recursos foram disponibilizados para o servidor fazer a atualização. Um deles é a atualização feita via internet, por formulários off-line ou por cadastro manual. Essas três formas de preenchimento dos formulários foram criadas com a intenção de oferecer todas as possibilidades para os servidores efetuarem a atualização.

Um dos objetivos da disponibilização dos formulários na internet é evitar o acúmulo de serviço nos Postos de Atualização Cadastral (PAC). Com o preenchimento do formulário via internet, o servidor é poupado de perder tempo nos postos. “Com o formulário preenchido ele só vai precisar entregar todos os documentos exigidos e o formulário e pronto. Agora aqueles que não o fizerem, vão passar mais tempo nos postos, pois terão que fazer o preenchimento de qualquer modo”, explicou Edalva Dias.

Apesar de toda a Atualização poder ser feita em qualquer um dos 29 postos ou na sede dos sindicatos que compõe o Fórum Sindical, o Governo recomenda que os servidores iniciem o processo de atualização em um computador a que tenha acesso, e somente se dirija ao PAC para entregar documentos e sanar pendências. Tais pendências são listadas automaticamente após a atualização via internet.

Os formulários estão disponíveis no site da Secretaria de Administração (SAD), no link do Sistema de Atualização de Dados Cadastrais (SACS). O link é identificado no site da SAD com o nome ‘Atualização Cadastral’ ou SACs. Os formulários off-line referem-se aqueles que serão preenchidos no próprio computador, em caso de impossibilidade da utilização do SACS, enquanto o cadastro manual será preenchido manualmente na impossibilidade da utilização do SACS e do formulário off-line. Porém ambos só poderão ser realizados mediante a apresentação de todos os documentos nos PACs.

No link do SACS o servidor encontrará orientações de preenchimento durante a navegação. Ao concluir as atualizações será emitido um comprovante, que comprovará a atualização concluída com pendências ou sem pendências. No caso de preenchimento com pendências, o servidor deverá se dirigir a um dos 29 postos de atualização cadastral distribuídos por 21 municípios pólos de Mato Grosso.
VOLTAR IMPRIMIR