02 de Julho de 2008 - 14h:14

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Bancos e Procons negociam alternativas para cumprimento da lei das filas

Por: Sefaz MT

Na reunião sobre o cumprimento da lei das filas, realizada ontem (01.07), no Procon Estadual, representantes de bancos presentes afirmaram que vão melhorar o atendimento nas agências bancárias. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), juntamente com os Procons, solicitou a ampliação do horário de atendimento e o gerenciamento do tempo de espera em filas pelas agências já autuadas. Em 15 dias, cada instituição assumiu o compromisso de enviar aos órgãos de defesa do consumidor quais as ações que serão implantadas.

O gerente de Fiscalização e Controle do Procon, Ivo Vinícius Firmo, expôs as denúncias recebidas pelo órgão referentes a cada banco que estava presente no encontro. Até maio deste ano, a Gerência de Fiscalização e Controle do Procon registrou 136 processos abertos contra bancos devido o descumprimento da lei. Os representantes, superintendentes regionais, gerentes e ouvidores de oito instituições bancárias do país, apresentaram medidas como abertura de novas agências, expansão de terminais, aumento do número de guichês, entre outras.

O diretor setorial da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Francisco Calazans, assumiu que os bancos têm problemas em relação às filas, mas justificou que o mercado em Cuiabá está crescendo, o que eleva o número de clientes. “Em Cuiabá já foram abertas novas agências”, afirmou.

Para a secretária adjunta de Cidadania, Vanessa Rosin, é fundamental que os bancos formalizem todas essas propostas apresentadas para acompanhamento dos Procons. “Precisamos saber quais são as providências que serão tomadas pelos bancos, juntamente com a forma que será aplicada o compromisso de aumentar o tempo de atendimento e como será feito o gerenciamento do tempo de espera”, ressaltou.

A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, ressaltou outras medidas que podem ser tomadas pelos bancos, para melhorar o atendimento ao consumidor. “Seria interessante o envio de um documento detalhado sobre o plano de tarifas no qual está inserido o consumidor, inclusive com informações de outros pacotes de serviços disponíveis no banco. Isso aumenta a transparência na relação com os consumidores”, destacou.

O DPDC irá avaliar as propostas apresentadas pelos bancos na próxima reunião sobre o tempo de espera em filas, que será realizada na região Sul, nos dias 23 e 24 de julho, em Porto Alegre (RS). A sugestão sobre o envio do plano de tarifas será discutido no Fórum Nacional composto pelo DPDC, Febraban e Banco Central (BC).

A reunião também contou com a participação de técnicos e gerentes do Procon Estadual, da assessora da presidência do Procon do Distrito Federal, Ildecer Amorim, do presidente de honra do Fórum Nacional de Procons, Archimedes Pedreira Franco, além de dirigentes dos Procon Municipais de Várzea Grande, Rondonópolis e Guarantã do Norte.
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