14 de Março de 2008 - 16h:01

Tamanho do texto A - A+

Perdas migrarão para empresas

As empresas sofrerão com ajustes de seus fundos de pensão e mesmo dos instrumentos financeiros nos quais o caixa dos negócios está aplicado.

Por: Valor On Line

Os estragos causados pelas hipotecas americanas entrarão numa nova fase nos balanços dos próximos trimestres, alcançando também o resultado das companhias não financeiras. As perdas causadas por esses títulos migrarão dos bancos às empresas tradicionais.

Com a visão privilegiada de quem atende a boa parte das 500 maiores companhias americanas, os presidentes globais da PricewaterhouseCoopers e da Deloitte já sabem que os números por vir não serão muito animadores.

As empresas sofrerão com ajustes de seus fundos de pensão e mesmo dos instrumentos financeiros nos quais o caixa dos negócios está aplicado. "O subprime está em todo lugar", disse James H. Quigley, presidente global da Deloitte, que acredita que as perdas serão bilionárias.

Para Sam DiPiazza Jr., chefe global da PwC, não haverá grandes baixas contábeis. No entanto, houve uma deterioração importante de vários ativos financeiros, não só relacionado à crise do subprime, o que vai refletir-se também no setor industrial. "Mas nada parecido com que está acontecendo com os bancos", acrescentou o executivo.


VOLTAR IMPRIMIR