13 de Março de 2008 - 12h:42

Tamanho do texto A - A+

Secretário do Tesouro dos EUA propõe aumentar supervisão dos mercados de crédito

Entre os pontos do plano, estão os pedidos para uma supervisão estadual e federal mais rígida de todas as empresas que originam empréstimos hipotecários e o estabelecimento de um padrão nacional de licença para corretores de hipotecas

Por: Valor On Line

SÃO PAULO - O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, detalhou nesta quinta-feira uma série de propostas a fim de restaurar a confiança no setor de hipotecas e impulsionar o segmento de serviços financeiros, afetado pela crise no ambiente de crédito.

Entre os pontos do plano, estão os pedidos para uma supervisão estadual e federal mais rígida de todas as empresas que originam empréstimos hipotecários e o estabelecimento de um padrão nacional de licença para corretores de hipotecas. Paulson também pediu mudanças nas agências de classificação de risco de crédito.

"Acredito que as recomendações apresentadas hoje nos coloca no caminho de mercados mais transparentes, com melhor funcionamento e mais bem administrados", destacou o representante da gestão George W. Bush. "A complexidade excessiva é inimiga da transparência e da eficiência do mercado", completou.

O secretário do Tesouro também abraçou a idéia de que as empresas de serviços financeiros devem suspender o pagamento de dividendo para preservar seu capital a fim de que sobrevivam à turbulência nos mercados.

"Estamos encorajando as instituições financeiras que fortaleçam seus balanços por meio do aumento de capital e da revisão das políticas de dividendo. Precisamos que essas instituições continuem emprestando recursos e facilitem o crescimento econômico", observou.

VOLTAR IMPRIMIR